Mapa da Inveja [exercício criativo]
- Daniela Ventura
- 29 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
"Com coragem, ousarás correr riscos, terás a força de sentir compaixão e a sabedoria para ser humilde. Coragem é a base da integridade."
Keshavan Nair
O nosso percurso interno, que inclui a nossa visão sobre nós mesmos, o nosso posicionamento perante o que queremos concretizar e a nossa capacidade de criar compromissos connosco, é preenchido por sombras. E desenganem-se os que responsabilizam o que nos é externo por isso: nós somos os maiores responsáveis pela implementação desses vultos no nosso percurso. É tão fácil sermos pouco gentis para connosco e ainda mais fácil responsabilizar tudo o que está fora de nós mesmos pelas nossas dificuldades.
O medo é algo tramado, não acham? E tem muitas máscaras. Uma delas é a inveja, que se traduz pelo receio de não sermos capazes de conseguir o que queremos, pela frustração porque vemos outras pessoas a conseguirem obter o que consideramos que também deveríamos ter.
A inveja é uma emoção gananciosa que não permite a abundância - ela sussurra-nos que existe apenas um: um poeta, um escritor, um pintor, um músico, um terapeuta, um qualquer coisa que sonhas ser e não és.
Mesmo sabendo que há espaço para todos, a nossa visão fica restrita, assim como a nossa perspectiva e habilidades. Priva-nos da vontade de agir de forma perversa.
Só por hoje: vamos exorcizar a inveja e retomar as rédeas de nós mesmos?
Vocês sabem que este também é o meu canal de cura e trabalho, certo?
Tudo o que proponho, é porque faço e gosto - porque empatizo com o tema e dificuldade proposta. Estamos juntos neste barco que, por vezes deriva ao vento, outras ruma com leme firme.
O Mapa da Inveja deve ter três colunas:
Coloca o nome das pessoas das quais sentes inveja (vá, com sinceridade, que isto é só para ti - sem medos e sem vergonhas);
Coloca o "PORQUE", sendo o mais específico possível;
Adiciona a "ACÇÃO" que podes ter para deixar cair esse sentimento mesquinho, que tanto te prejudica a TI, de forma a navegares com liberdade por esse rio fora.
Este é o antídoto para o ataque da inveja! Não permitas que ela se espalhe.
Ah, e diverte-te!
Sê gentil para contigo.
Comments